terça-feira, 14 de setembro de 2010

Arte barroca

A arte barroca desenvolveu-se no século XVII. A arte barroca originou-se na Itália, mas não tardou a espalhar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.
As obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência, que os artistas renascentistas procuram realizar de forma muito consciente; na arte barroca predominam as emoções e não o racionalismo da arte renascentista. De modo geral, as características da pintura barroca podem ser resumidas em alguns pontos principais. O primeiro é á disposição dos elementos dos quadros, que sempre forma uma composição em diagonais. Além disso, as cenas representadas evolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimentos.
É uma época de conflitos espirituais e religiosos. O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal; Deus e Diabo; céu e terra; pureza e pecado; alegria e tristeza; paganismo e cristianismo;  espírito e matéria.
Os pintores barrocos italianos, selecionados três, por considera-los os mais expressivos: Tintorreto, Caravaggio e Andrea Pazzo. 
Arte barroca no Brasil
O barroco, no Brasil, foi introduzido no início do século XVII pelos missionários católicos, especialmente jesuítas, que trouxeram o novo estilo como instrumento de doutrinação cristã.O movimento brasileiro, influenciado pelo barroco português, apresentou suas próprias características, pois diferente da realidade portuguesa de luxo e pompa da aristocracia, o Brasil vivia uma realidade de violência, em que se perseguiam os índios e escravizavam os negros. No Brasil, o barroco ganhou impulso entre 1720 e 1750, momento em que várias academias literárias foram fundadas por todo o país.  A obra Prosopopéia de Bento Teixeira, marca o início do barroco no Brasil. As características principais dessa arte se deve ao fato da sua forte marca dual,em virtude do Carpe Diem e sua abscuridade. 
No Brasil se inclui mais uma característica forte, que é a presença de gírias, expressões locais diversas, termos africanos, indígenas e até palavrões. 
Um dos principais representantes do Barroco enquanto poema foi Gregório de Matos, através da literatura Satírica, Lírica Amorosa, Religiosa e Filosófica. Conhecido também como "boca do inferno", em virtude da exposição crítica dos seus pontos em relação aos fortes defeitos da sociedade, e da forma irreverente choca os valores e a falsa moral da sociedade de seu tempo. 


0 comentários:

Postar um comentário

 
temas blogspot - mario jogos